domingo, 22 de novembro de 2009
Não foi por acaso
Oficina 05
Juntamente com os professores cursitas fizemos a leitura da mensagem ”escute seu coração’’, refletimos e em seguida damos inicio a oficina.No primeiro momento pedi que falassem sobre os resultados que obtiveram com a aplicação das unidades 13 e 14 que relata a leitura, escrita; cultura; o processo da leitura. Debatemos e em seguida fizemos e observamos algumas atividades feitas pelos alunos dos professores cursistas.A dificuldade encontrada por eles é o tempo no qual é pouco para aplicar as atividades. Elogiam o programa e dizem que seus alunos demonstram interesse e participam mais das aulas.
Relatório TP4
Fizemos o estudo juntos da unidade 13 e 14, em que iniciamos com uma mensagem reflexiva; debatemos as questões relacionadas à mesma.Os professores cursistas estão adorando trabalhar o GESTAR II.Em seus relatórios eles deixam bem claro que/com o estudo desta TP4 viram que os seus alunos estão alfabetizados e não estão letrados.As dificuldades encontradas por eles continua sendo a falta de material didático, pois o departamento de educação não está fornecendo.
Moça Tecelã: Parodia –ritmo ASA BRANCA.
Quando olhei seu rosto ao vento
Com o tear em sua mão
Lãs vivas iam tecendo
De hora em hora
Com suas mãos
E tecer e o que ela faz, começou a entremear
No tapete as lãs e as cores
Que lhe dariam com quem casar.
Quando o verde do desenho
Sair da sua criação
Então o sol se faz presente
Sumir o escuro da solidão.
Oficina 04
Depois de fazermos o estudo das unidades 09 e 10, fizemos a ofina 04, em que iniciamos com uma mensagem reflexiva e em seguidaa professora Rose, pediu aos cursistas que falassem sobre as dificuldades que encontraram para aplicar estas unidades.
QUEIXAS DOS PROFESSORES:
As dificuldades encontradas foram:Falta de material didático;Tempo para aplicar as atividades.Pedimos relatassem o que deu certo (pontos positivos).Interesse pelo tema;Participação.Em seguida ouvi algumas sugestões de como trabalhar as unidades, para aqueles que não obteve bons resultados.
Oficina 03
Relatório Gestar II - TP3, unidade 09
Estudar foi algo que sempre persegui em minha vida como um grande objetivo. Quando criança não tive muitas oportunidades,mas adorava ouvir as histórias que a minha mãe mesmo com pouca leitura mim contava. Aprendi a ler com uma cartilha na qual o nome até hoje não esqueço "Camila Sonha",que era lida pelo meu irmão mais velho e eu decorava os textos e depois ficava passando o dedo entre as linhas como se ja soubesse de tudo que alí estava escrito.Na época não tinhamos muitos livros pois até mesmo o livro didático era comprado com muito sacrifício. Me lembro até hoje de um texto que me chamou muita atenção na época que era uma música mais o livro era de uma prima e ela não permitia que eu olhace,porém decorei de tanto ela ler em voz alta porém tampando com as mãos,Na qual a letra era;Vamos maninha vamos pela pria passear,vamos ver a abarca nova que do ceu caiu no mar.....eu achava o máximo.Logo após vieram vários outros de:Monteiro Lobato,revistinhas da turma da Mônica que aparecia pelo caminho etc.Na adolecência me casei e fiquei um pouco longe dos livros, até o momento em que tive minha primeira filha e voltei a ler pera ela lindas histórias como:Chapeuzinho Vermelho, A B ela Adormecida entre outras agrandando a ela e a mim mesmo pois eu ainda era uma criaça so tinha 16 anos.Depois de algum tempo voltei a estudar me tornei professora fiz faculdade de pedagogia e a partir daí nunca mais parei de ler,pois estou sempre me interando de algum livro,leis,resoluções etc.Poré no decorrer desses anos em contato com alguns livros o que mais mim chamou a atenção foi:Pedagogia da Autonômia, Pedagogia do Oprimido de Paulo Freire,Nunca desista de seus sonhos que tenho como livro de cabeceira , entre outror.Há três anos trabalho no município de Verdelândia como supervisora e no estado.Procuro incentivar os meus professores e alunos a criar gosto pela leitura e estar sempre bem informados.
Oficina 20
RELATO DA PROFESSORA ROSE
Está complicado a concluir este trabalho pois chove muito e as estradas estão péssimas e a maioria dos cursistas moram em zona rural.
A maioria dos cursistas compareceram e adoraram trabalhar a TP6 os alunos interessaram e participaram ainda mais disseram os professores.
Elaboramos projetos onde cada um elaborou o seu sendo que auxiliados por mim e pela supervisora e coordenadora Márcia.
Os professores fizeram uma avaliação do Gestar, do professor formador (eu).
Na maioria das avaliações encontrei relatos como “ O programa é ótimo, meus alunos interessaram muito mais pela disciplina de português” diz os professores cursistas.
Enfim foi muito bom trabalhar como programa Gestão da Aprendizagem Escolar Gestar muitos professores no inicio resistiram a mudança, porém eles acabaram vendo que trabalhar com o gestar era trabalhar uma gramática contextualizada, os professores que não aceitaram trabalhar são professores que não pode mudar a realidade da educação no Brasil.
A professora Rose levou aos cursistas uma mensagem na qual o título foi:“POBRE”, refletimos e iniciamos mais uma oficina. Pediu aos mesmos para relatar como foi trabalhar as unidades sugeridas, que segundo os mesmos não houve dificuldades, pois o tema é muito bom.Os professores levaram algumas atividades feitas pelos seus alunos como: anúncio convencendo o leitor para o apto da leitura e produção do resumo.Houve troca de experiências e começaram a falar um pouco sobre estilo.
Oficina9
Relato da professora Formadora Rose .
Desmotivada é a palavra adequada para iniciar mais um relatório. Desânimo não vem dos professores cursistas e sim da forma como o município investe nos profissionais (nós) que estamos atuando com o gestar, não há apoio com materiais didáticos de custo.Os professores cursistas solicitam por lanches, mas não é aceito os seus pedidos. Porém isto não impedia que prosseguíssemos com o gestar.Fizemos juntos o estudo das unidades 15 e 16, em que foram aproveitadas algumas atividades da oficina 6.Os cursistas voltaram bastantes motivados e idealizando bons resultados.
A pós a leitura do relato pude notar que a professora se encontra desmotivada mesmo,mas estamos tentando fazer o que podemos para estar atendendo aos professores,mas infelismente não depende só de mim e da secretária de educação que tem se mostrado com boa vontade e tem lutado para que o curso aconteça.
Mas dias melhores virão.
Estudo da TP5: Unidades 17 e 18.
1º Momento: Mensagem “Pássaros insaciáveis”.
2º Momento: Discussão e reflexão.
3º Momento: Discussão sobre experiência de cada um ao trabalhar a TP (dificuldades e resultados obtidos).
4º Momento: Estudo e esclarecimento de duvidas em conjunto.
5º Momento: "A teoria de Eisnten”.
6º Momento: Relatório individual por escrito das atividades trabalhadas, dificuldades, resultado obtido e conclusão.
7º Momento: Debate e avaliação do encontro.
Oficina 12
Houve uma grande troca de experiência, com as dificuldades encontradas.
Os professores reclamaram do tempo que se encontra curo para estudar.aplicar e relatar como está sendo desenvolvido.Estamos tendo bons resultados, as dificuldades em relação ao conteúdo são tiradas durante as oficinas.
UUUFA....Enfim hoje a secretaria nos forneceu alguns materiais didático para trabalhar. (Disse os professores.)
Estudo da TP5 - unidades 19 e 20
Houve uma confecção de atividade para o estudo das 19 e 20.A professora Rose Escreveu em uma cartolina várias palavras diferentes, onde os cursistas teriam que criar um texto de acordo com as palavras que ela iria apresentar a eles então começamos a falar de coesão textual.Estudamos juntos a unidade 19 e 20 e detectamos que os alunos muitas vezes não conseguem produzir textos coesos por falta de conhecimento de mundo.Foi muito divertido esta oficina pois ao trabalhar produção de textos com os professores saíram textos incríveis, então demos muitas gargalhadas juntos.
Estudo da TP1 -Completa
Devido o tempo está escasso, optamos em fazer o estudo de toda a tp1 e trabalhar somente algumas unidades.
Inicialmente colocamos um vídeo sugerido pela professora formadora Guiana que se chama “quixaramebim”.O vídeo apresenta uma linguagem bem coloquial e apartir daí demos início a nossa oficina.A princípio os cursistas ficaram um pouco apreensivos, pois relata as variantes linguísticas. Debatemos e concluímos que na nossa região há vários dialetos e que seria interessante fazer um trabalho com os alunos sobre o mesmo.Foi sugerida várias atividades em que fosse trabalhado os tipos de linguagem.
Os professores se mostrarão muito interessados e decidirão trabalhar de formas diferenciadas sobre o assunto uma vez que o mesmo tem um leque enorme para se trabalhar.(tetro,músicas etc).
Oficina14
Relato dos professores cursistas.
Após trabalhar com os alunos a unidade 19 e 20, os professores levaram diversas atividades para o encontro para relatar o bom desempenho obtido.Alguns professores juntamente com seus alunos confeccionaram cartazes com propaganda usando a negação.
Tanto o professor cursista quanto a professora formadora estão se empenhando o máximo neste programa, alguns reclamam que o tempo é curto, outros reclamam que ganham mal para desenvolver tal trabalho. Mas o importante é que no final as coisas acontecem.
Oficina 16
Iniciamos com uma mensagem reflexiva, e em seguida a professora Rose deu seguimento com algumas perguntas a respeito da TP1, logo após ela perguntou sobre as dificuldades encontradas para aplicar o avançando na prática dessa TP1. Segundoos professores cursistas preconceito que os próprios alunos tem em relação ao modo de pronuncia o seu dialeto em seu cotidiano.
Os cursistas fizeram um ótimo trabalho confeccionando dicionários dos dialetos regionais, dos jovens e dos idosos.
O tema abordado é dificultoso demais para ser trabalhado no município uma vez que a amioria das pessoas preferem criar e seguir sua cultura dialética e se sentem totalmente menosprezados quando tentamos ensinar algo diferenciado.Mesmo os professores.
ESTUDO DA TP 2
Nesta manhã do dia 28 estivemos reunidos na biblioteca municipal, para realizarmos mais uma oficina.Iniciamos com uma mensagem para refletirmos.Logo após debatemos sobre a mesma e iniciamos o estudo da TP2. Estudamos toda a TP, dividimos a turma em quatro grupos,onde cada um estudará uma unidade e encontrará a melhor forma de passar para seus alunos o conteúdo. Em seguidahouve apresentações de aca da um grupo auxiliado pela professora Rose e eu.
Oficina 18
Os professores se surpreenderam com os alunos em sala de aula após a introdução do tema trabalhado.Argumentaram sobre suas dificuldades em aplicar os conteúdos da TP2.Pois muitas vezes não conseguem identificar o sentido da gramática.Relataram que houve um interesse por parte dos alunos na unidade 08 onde se trabalha a(linguagem figurada).Encerramos nossa oficina com uma mensagem reflexiva,novamente houve reclamações por parte dos professores quanto as aulas uma vez que temos dificuldades para troca de professor que estão fazendo o cursos com outros de outras disciplinas.
Alguns não nos entendem e querem dificultar o nosso trabalho.
Mas tudo bem.Tiramos de letra.
Estudo da TP6-Completa
Iniciamos esta oficina saldando a todos os presentes, que por sinal são muito compromissados e estão totalmente interessados no curso.
Em seguida a professora Rose deu início ao encontro com alguns livros de contos de fadas e uma mensagem para trabalhar na oficina.Logo após em grupo fizeram o estudo das unidades, foram esclarecidas algumas dúvidas.
Houve um debate sobre o planejamento e disseram que é importante planejar antes de ir a sala de aula.
Identificaram e diferenciaram a argumentação e linguagem.
Encerramos a reunião com uma dinâmica e nos despedimos prometendo voltar-mos em breve pois a dificuldade em deslocar de um lugar para outro é intensa devido as chuvas na região.
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
CRONOGRAMA DE OFICINAS : PORTUGUÊS
DATA:15/04 OFICINA INTRODUTÓRIA.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:22/04 OFICINA INTRODUTÓRIA.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:30/04 ESTUDO DA TP3 UNIDADE 09 E 10.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:15/05 OFICINA PARA DEBATE
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:22/06 ESTUDO DA TP4 UNIDADE 13 E 14.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:30/06 OFICINA PARA DEBATE
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:31/08 ESTUDO DA TP 4 UNIDADE 15 E16.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:15/09 OFICINA PARA DEBATE
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:22/09 ESTUDO DA TP5 UNIDADE 17 E 18.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:26/09 OFICINA PARA DEBATE
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:30/09 ESTUDO DA TP5 UNIDADES 19 E 20.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:08/10 OFICINA PARA DEBATE
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:16/10 ESTUDO DA TP 1 TODA
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:24/10 OFICINA PARA DEBATE
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:28/10 ESTUDO DA TP2 TODA
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:31/10 OFICINA PARA DEBATE
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA:07/11 ESTUDO DA TP6 TODA.
TEMPO DE DURAÇÃO 4:00 HORAS
DATA;14/11 OFICINA DA TP6,ELABORAÇÃO DE PROJETOS E AVALIAÇÃO.
TEMPO DE DURAÇÃO 4: 00 HORAS
PROJETOS QUE ESTÃO SENDO DESENVOLVIDOS NAS ESCOLAS
* As entrelinhas presentes nos gêneros textuais.
*Interpretação e compreenção através da escrita.
*As modalidades textuais e suas características.
*Leitura
SESSÃO 12 TP6 UNIDADE 23
Segundo o professor formador a oficina foi bastante agitada pois houve uma discordância por parte de alguns cursistas devido ao tema trabalhado na unidade(SISTEMA DIVERSOS DE EQUAÇÕES).
Os cursistas debateram sobre a necessidade de trabalhar equação em sala de aula, e o quanto foi importante o curso gestar para que pudéssemos rever essa situação.
Ainda temos professores que trabalham por amor.
SESSÃO COLETIVA 11 UNIDADE 21
Nesta sessão foram trabalhados alguns temas como:Frações algébricas,e frações numéricas.A oficina teve duração de 5 horas, uma vez que houve muitos questionamentos por parte dos professores presentes.
SESSÃO COLETIVA 10 TP5 UNIDADE 19
SESSÃO COLETIVA 9 TP5 UNIDADE 17
Ao realizarmos esta oficina sugeri ao professor formados que o gestar fosse trabalhado com os professores que se enteressem realmente.A oficina foi quase toda de queixas pois os professores cursistas reclamaram que o salário repasado pelo município não corresponde com as exigências que o gestar traz.Após algumas discursões ó professor retornou a unidades 16 tirando dúvidas que sempre são frequentes.
SESSÃO COLETIVA 8 TP4 UNIDADE 15
O professor formador iniciou a sessão sugerindo novas práticas para estar atuando nesta unidade.Acompanhando os comentários dos professores pude notar que os mesmos se encontraram com dificuldades para trabalhar situações problemas dentro da sala de aula.
Dando continuidade o profesor formador introduziu a próxima unidade no qual o tema é"Dificuldades enfrentadas no trãnsito pelos deficientes físicos".
OBS:Nos encontramos com muita dificuldade em desenvolver alguns trabalhos com os professores uma vez que alguns não possuem formação completa para estar atuando em sala de aula.
SESSÃO COLETIVA 7 TP4 UNIDADE 13
OFICINA 7
Nessa oficina o professor formador iniciou ,uma cobrança dos relatórios e em seguida reuniram -se em equipe para elaboração do projeto no qual o tema será " CONSCIÊNCIA ECOLÓGICA E COMPORTAMENTO ECOLÓGICO" que será desenvolvido em todas as escolas.Após a elaboração do mesmo os professores cursistas tiraram algumas dúvidas de como fazer algumas trânsposições ditáticas que levaria para sala de aula.